Veículo com propaganda do clube caiu sobre uma casa e feriu duas pessoas; modelo foi certificado pela Anac em 2022
Um dirigível promocional do São Paulo Futebol Clube caiu na manhã desta 4ª feira (25.set.2024) em Osasco, São Paulo. O piloto e um passageiro sofreram ferimentos leves e, portanto, receberam atendimento do Corpo de Bombeiros. A queda ocorreu horas antes do jogo contra o Botafogo, pelas quartas de final da Conmebol Libertadores, no estádio MorumBIS. O veículo, que exibia o símbolo do clube e a frase “Torcida que conduz”, caiu em cima de uma casa no bairro Veloso. Segundo o clube, o dirigível participava de um teste para uma ação de marketing durante o jogo desta 4ª feira.
A empresa responsável já havia prestado serviços semelhantes durante a final da Copa do Brasil de 2023, sem ocorrências. O São Paulo afirmou que está dando suporte aos afetados pelo acidente e ressaltou a ausência de feridos graves.
O QUE DIZ O SÃO PAULO FC O clube disse que não houve feridos graves e que presta todo o suporte necessário aos tripulantes e aos demais envolvidos.
“O São Paulo FC lamenta o incidente com o dirigível, que a Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA alugou para o clube. Essa empresa já havia prestado este serviço ao Clube durante a final da Copa do Brasil em 2023, sem nenhuma intercorrência. O aparelho realizava um teste nesta manhã em preparação ao sobrevoo noturno, que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) previamente autorizou e estava programado para a região do estádio. Felizmente, não houve feridos graves, e o Clube presta todo o suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos”.
DIRIGÍVEL TEM PERMISSÃO PARA VOAR
O dirigível da Airship do Brasil tem o prefixo PR-ZAD e é o 1º certificado do país para operação comercial. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação), recebeu o CT (Certificado de Tipo) em 22 de dezembro de 2022. Foi vistoriado pela agência em abril de 2023 para a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade Padrão.
O modelo ADB-3-3 é um dirigível de envelope não rígido (“Blimp”). Opera com um motor Textron Lycoming, de 6 cilindros. Pode atingir 86 km/h e tem capacidade para transportar 6 pessoas, contando com o piloto.
תגובות